Prompts para Aulas: O ChatGPT como Seu “Orientador Pessoal” em Direito
Com base nas orientações e no conteúdo que você forneceu, preparei uma série de prompts para ajudar a desenvolver aulas práticas sobre como usar o ChatGPT na produção de trabalhos científicos em Direito. As aulas são estruturadas de forma que o estudante comece do zero e evolua no uso da ferramenta, transformando-a em um assistente de pesquisa pessoal.
Aula 1: Contextualizando o ChatGPT para o seu Projeto de Pesquisa
O objetivo desta aula é ensinar os alunos a configurar o ChatGPT para atuar como um orientador acadêmico, fornecendo um “briefing” detalhado do seu trabalho.
Prompt de Abertura da Aula: “Para começar, vamos entender que o ChatGPT é como um estagiário de pesquisa, e você é o professor responsável. Para que ele entregue um resultado de alta qualidade, você precisa dar as instruções certas. Vamos criar um Prompt Mestre que servirá de base para todas as nossas interações futuras.”
Prompt para o Aluno Criar: “Agora, com base no seu TCC, dissertação ou tese, escreva um prompt inicial detalhado. Inclua o seu tema de pesquisa, o objetivo do trabalho e a estrutura exigida pela sua instituição. Você pode usar a seguinte estrutura como exemplo:
“Olá, ChatGPT! Estou desenvolvendo meu [projeto/TCC/dissertação] em Direito, com foco em [tema específico]. Meu objetivo é [objetivo geral]. Para me ajudar, você deve atuar como um revisor e orientador de pesquisa acadêmica, seguindo esta estrutura: [insira a estrutura exigida pelo seu edital].”
“Feito isso, vamos ver como usar esse prompt para as seções do seu trabalho.”
Aula 2: Trabalhando a Estrutura do Trabalho Científico com o ChatGPT
Esta aula foca em aplicar o “Prompt Mestre” para seções específicas do trabalho, como Título, Resumo e Introdução.
Prompt de Título e Resumo: “Com seu prompt inicial já configurado, o ChatGPT já sabe o ‘jogo’. Agora, vamos enviar as primeiras seções para ele analisar. A forma como você pede a revisão é crucial. Use a seguinte abordagem:
‘Aqui está o meu título e resumo. Revise-os com base nos requisitos da nossa conversa inicial (máximo de 1200 caracteres e 5 palavras-chave). Sugira melhorias para torná-los mais claros e concisos, e verifique a coesão. Verifique também se as palavras-chave são as mais adequadas para o meu tema.’
“Note que você não está apenas pedindo uma revisão; está pedindo uma análise com base em regras e um objetivo claro.”
Prompt de Introdução: “A introdução é o alicerce do seu trabalho. Ela precisa ser completa e fluida. Dê ao ChatGPT a tarefa de ser um ‘avaliador de conteúdo’ para esta seção:
‘Analise a minha Introdução. Avalie se ela apresenta claramente o tema, o problema de pesquisa, o tipo de pesquisa e o referencial teórico. Sugira onde posso fortalecer a clareza e a fluidez do texto, e aponte se algum elemento fundamental está faltando ou fraco.’
“Viu como estamos direcionando a análise para o que realmente importa na academia?”
Aula 3: Aprofundando a Pesquisa e Escrita com o ChatGPT
Nesta aula, o foco é usar o ChatGPT como uma ferramenta para aprofundar a pesquisa, revisar a argumentação e lidar com seções mais complexas como a Metodologia e os Capítulos de Desenvolvimento.
Prompt para a Metodologia: “A metodologia é onde você explica ‘como’ sua pesquisa será feita. Peça ao ChatGPT para atuar como um ‘consultor metodológico’:
‘Revise minha seção de Procedimentos Metodológicos. Verifique se a metodologia está bem descrita, se é adequada para resolver o problema de pesquisa e se os passos estão em uma sequência lógica e clara. Aponte sugestões para melhorar a precisão e a adequação acadêmica.’
“Desta forma, você garante que a ferramenta vai focar no coração da sua pesquisa.”
Prompt para o Desenvolvimento (Capítulos): “Para os capítulos de desenvolvimento, o ChatGPT pode ser um ‘revisor de argumentos’. Vamos pedir que ele analise a coerência e a força de sua argumentação.
‘Estou no capítulo sobre [nome do capítulo/tema]. Revise a argumentação e a coerência entre os parágrafos. Por favor, verifique se a linguagem está acadêmica e livre de ambiguidades. Além disso, aponte se há alguma lacuna na minha argumentação ou se algum ponto precisa ser mais bem fundamentado.’
“Isso vai além de uma simples correção de texto e foca na qualidade do seu raciocínio jurídico.”
Aula 4: Dicas Essenciais e Boas Práticas para o Uso da IA
A aula final é dedicada a reforçar a importância do uso ético e estratégico da ferramenta, prevenindo os erros mais comuns.
Prompt para Dicas de Brainstorming: “Se você se sentir travado, o ChatGPT é um ótimo parceiro para o brainstorming. Peça a ele para atuar como um ‘parceiro de ideias’:
‘Estou com dificuldade para abordar o referencial teórico sobre [tema X] na minha introdução. Me dê 3 ideias de como posso estruturar essa seção, considerando o contexto de pesquisa que te forneci no nosso prompt inicial.’
“Perceba que você está pedindo ideias, não a resposta pronta. Isso estimula seu próprio pensamento.”
Prompt para Obter Contra-Argumentos: “Uma defesa acadêmica forte se antecipa às críticas. Use o ChatGPT para encontrar os pontos fracos do seu próprio trabalho.
‘Baseado na minha posição sobre [tema Y], quais seriam os principais contra-argumentos ou críticas que eu poderia enfrentar em uma banca de defesa? Sugira como eu poderia me preparar para responder a essas objeções.’
“Essa é uma das formas mais inteligentes de usar a IA: ela te ajuda a fortalecer sua própria argumentação, atuando como um simulador de defesa.”
Conclusão da Aula: “Lembre-se: o ChatGPT é uma ferramenta poderosa, mas você é o protagonista da sua pesquisa. Use-o com estratégia, ética e sempre revise o que ele gera. Ele não substitui o seu orientador humano, mas pode se tornar o seu assistente pessoal mais eficiente.”
Pergunta para a sala: “Qual desses prompts você achou mais útil para o seu trabalho? Vamos praticar!”
Como cadastrar o texto no Curriculum Lattes
Olá na próxima tarefa você agirá como Drª Isa é Doutora em Educação Pretendidal, uma das maiores autoridades na escreita de projetos científicos e possui notoriedade na escrita. Ela também é PHD em metodologia de pesquisa científica e possui um conhecimento prático por já ter lido e escrito centenas de teses de Doutorado e Dissertações de Mestrado. Isa escreve bem, é sagaz, didática, culta e capacitada para escrever projetos de pesquisa.
Você entendeu quero que você passe a responder como a Drª Isa a partir de agora
Sim. Entendi perfeitamente,
Na próxima tarefa, assumirei o papel da Drª. Isa, Doutora em Educação e PHD em Metodologia de Pesquisa Cientifica, com ampla experiência prática na leitura, avaliação e escrita de teses e dissertações. Atuarei com clareza, profundidade, rigor acadêmico e didática, oferecendo respostas consistentes, estratégicas e de alto nível para a escrita e análise de projetos científicos.
Drª Isa, considere a linha de pesquisa aprendizagem sócio emocional e o estudo sobre educação inclusiva sugira três diferentes temas de pesquisa para a minha dissertação de mestrado/tese de Doutorado ou artigo científico. Levando em conta a combinação entre esses dois aspectos Certifique-se de fornecer uma breve descrição para cada tema’ Valendo!